Atendimento
segunda a sexta, das 7h30 às 18h30
e sábados, das 7h30 às 12h
Endereço
Av. Rio Branco, 1181, Centro
WhatsApp
(48) 99914-7198
Telefones
(48) 3222-3559 3222-3937
Exames
Acesse pela internet

Publicações

A Endocentro é uma clínica especializada em
Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

Hepatite B: como posso me prevenir?

12/02/2020
por Dra. Dariana Carla Maggi
Médica Hepatologista

18045

15299

Hepatite B: como posso me prevenir?

Estima-se que um terço da população mundial já foi exposta em algum momento ao vírus da hepatite B. Por ser na maioria das vezes assintomática, é comum levar-se anos até que o diagnóstico da doença seja feito.

Quando presentes, os sintomas incluem náuseas, falta de apetite, febre, dor abdominal, icterícia (quando a pele e escleras adquirem coloração amarelada), além de colúria (urina de tom escurecido).

A longo prazo, quando o fígado foi cronicamente agredido, a doença pode evoluir para cirrose. Outro risco é o desenvolvimento de câncer hepático (carcinoma hepatocelular), que pode ocorrer já nos estágios iniciais da doença.

O vírus pode ser transmitido de diferentes formas: via sexual, compartilhamento de agulhas ou seringas, materiais de manicure, tatuagem ou procedimentos odontológicos realizados com materiais não esterilizados, lâminas de barbear, dentre outras.

A doença cursa com alguns estágios. O vírus pode passar anos latente no organismo necessitando apenas de acompanhamento clínico, ou manifestar-se com inflamação do fígado- a hepatite, que pode ou não evoluir para doença hepática crônica- a cirrose. A avaliação clínica é feita com exames laboratoriais que incluem dosagem das enzimas hepáticas e da quantidade do vírus circulante no organismo, além de exame de imagem (ultrassonografia do abdome).

Quando indicado, o tratamento é feito com antivirais, que costumam ser bem tolerados pelo paciente.

É importante lembrar que a hepatite B é prevenível através da vacinação, disponível em rede pública. Recomenda-se sempre o uso de preservativo, além de não compartilhar alicates ou materiais de manicure e gilette com outras pessoas.

Mesmo nos casos latentes, a doença oferece risco aumentado de desenvolvimento de câncer no fígado, portanto todos os pacientes devem manter acompanhamento clínico com médico especializado.

Restou Alguma Dúvida?

Agende sua consulta para que possamos conversar.
  • Telefones
    • (48) 3222-3559
    • (48) 3222-3937
  • WhatsApp
    • (48) 99914-7198