Testes Respiratórios de Hidrogênio e Metano

Como funciona e para que serve
O teste respiratório de hidrogênio/metano é um exame que utiliza a medição dos gases Hidrogênio (H2) e Metano (CH4) na respiração para diagnosticar diversas condições que causam uma variedade de sintomas gastrointestinais, incluindo diarreia, flatulência, gases e cólicas abdominais. Grandes quantidades de Hidrogênio e/ou Metano podem ser produzidas quando há um problema com a digestão ou absorção de alimentos no intestino delgado, permitindo que mais alimentos não absorvidos cheguem ao cólon, ou quando as bactérias do cólon (microbiota intestinal) retornam ao intestino delgado. Parte do Hidrogênio e do Metano produzido pelas bactérias, seja no intestino delgado ou no cólon, é absorvido pelo sangue que flui através da parede do intestino delgado e do cólon, viaja para os pulmões, é liberado nos alvéolos e exalado na respiração e, desta forma, podem ser mensurados com precisão.
Quais são os problemas digestivos que o teste respiratório diagnostica?
A primeira condição para a qual o teste respiratório de Hidrogênio/Metano é usado é para diagnosticar o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado (SIBO pela sigla em inglês), uma condição na qual há um número maior que o normal de bactérias – geralmente de origem colônica – presentes no intestino delgado. A segunda condição é quando os açúcares da dieta não são digeridos normalmente. O açúcar mais comumente mal digerido é a lactose, o açúcar do leite. No entanto, existe má-absorção para outros carboidratos, como frutose, sacarose, sorbitol, frutano, entre outros. O teste respiratório também é usado para medir a velocidade do trânsito oro-cecal, ou seja, o tempo que demora o bolo alimentar para ir da boca até o intestino grosso. Todas essas condições podem causar dor abdominal, inchaço, distensão abdominal, flatulência (eliminação de gases em grandes quantidades) e diarreia.
Existem efeitos colaterais no teste respiratório?
Os efeitos colaterais do teste respiratório são exatamente os esperados em pessoas com má digestão e absorção de açúcares e carboidratos, como inchaço, distensão, dor e diarreia. Mas esses sintomas são improváveis ou leves, pois a dose do açúcar-teste é pequena.
Como se preparar para o teste respiratório de hidrogênio/metano
O Teste Respiratório deve ser agendado com a solicitação médica em mãos. É um exame simples, não invasivo e indolor, mas para garantir os melhores resultados no seu teste, siga cuidadosa e completamente as orientações passadas pela Recepção da Clínica Endocentro durante o agendamento. Você receberá explicações e um folder com instruções sobre alimentos permitidos e proibidos, bem como outras instruções para a véspera e para o dia do exame. O equipamento e o software são operados exclusivamente por nossa equipe médica, que acompanha o procedimento durante toda a permanência do paciente na clínica.
Restou Alguma Dúvida?
-
Telefones
- (48) 3222-3559
- (48) 3222-3937
-
WhatsApp
- (48) 99914-7198