Compromisso com sua saúde
Procedimentos da Endocentro
A Endocentro possui ambiente moderno, acolhedor, estacionamento para clientes e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.
Agende sua consulta pelos telefones:
(48) 3222-3559 ou (48) 3222-3937
Endoscopia Digestiva Alta
A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) examina a parte superior do tubo digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno. O médico utiliza um tubo fino e flexível chamado endoscópio, que visualiza imagens em um monitor de vídeo. A EDA auxilia na investigação de sintomas do aparelho digestivo, como dor abdominal, náuseas, vômitos ou azia. As patologias mais comuns diagnosticadas pela EDA são: úlceras gástricas e duodenais, esofagites, hérnias de hiato e a bactéria Helicobacter pylori, relacionada às gastrites, úlceras e câncer gástrico. O exame é realizado em jejum de 8 a 12 horas, pois o exame adequado e seguro se realiza com o estômago vazio. No dia do exame o paciente preencherá um termo de consentimento informado e esclarecido. Clique aqui para saber mais detalhes sobre a EDA: para que serve, como se preparar e o que esperar durante e após o exame (segurança e conforto na sedação e recuperação).
Colonoscopia
A Colonoscopia consiste na introdução de um tubo flexível, que se adapta à anatomia do intestino, através do canal anal, passando pelo reto e progredindo pelo intestino grosso. Geralmente uma pequena parte do intestino delgado, chamada íleo, é também examinada. O médico pode solicitar este exame para investigar a causa de sintomas variados, como dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes, anemia, história de câncer colorretal na família etc.. Hoje em dia a Colonoscopia vem sendo cada vez mais realizada a partir da idade adulta como estudo preventivo do câncer de intestino. Há pelo menos três importantes razões para isso: o aumento do número de casos deste tipo de câncer; o comportamento "silencioso" (sem sintomas) das neoplasias de cólon, que evoluem muito lentamente em indivíduos aparentemente normais; e a comprovada eficácia da Colonoscopia em diagnosticar e tratar as lesões pré-malignas (pólipos). O paciente dorme confortavelmente durante o exame. Após acordar é observado durante o tempo necessário à sua recuperação e só então liberado para retornar ao seu domicílio com seu acompanhante adulto.
Endoscopia Terapêutica
Em contraste com a endoscopia diagnóstica, que apenas visualiza os órgãos do tubo digestivo, a Endoscopia terapêutica consiste na realização de tratamentos por via endoscópica. São alguns deles: tratamento de hemorragias do tubo digestivo, com injeções de substâncias hemostáticas, aplicação de coagulador de argônio e uso de clipe metálicos (hemoclipes); dilatação de estenoses, ressecção de tumores precoces por técnicas como polipectomias, mucosectomias e dissecção da submucosa (ESD); colocação de endopróteses (stents) para resolução de estenoses (obstruções) no tubo digestivo; remoção de corpos estranhos, por exemplo, alimentos ou objetos engolidos inadvertidamente, por meio de acessórios especiais; colocação de Gastrostomia Endoscópica Percutânea, que permite a alimentação em casos de impossibilidade de ingestão oral.
Balão Intragástrico
O Balão Intragástrico é uma técnica que ajuda a perder peso, reduzindo o risco de vários problemas de saúde relacionados ao excesso de peso, como: hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocário, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes tipo 2, apnéia do sono. De modo geral, pode ser colocado em casos de sobrepeso e de obesidade, sendo sua indicação individualizada. Consiste num balão de silicone preenchido com soro fisiológico que é colocado por endoscopia. O Balão ocupa espaço no estômago, reduzindo o volume de alimentos que a pessoa consegue comer e produzindo uma saciedade plena e prolongada. Após 6 meses o Balão é esvaziado e removido por endoscopia. É contraindicado em quem já realizou cirurgias de estômago ou de esôfago. O Balão Intragástrico é uma opção não cirúrgica em casos nos quais a dieta e o exercício físico não estejam sendo suficientes, mas não é necessariamente a melhor escolha para qualquer pessoa com excesso de peso. Na Clínica Endocentro dispomos de uma equipe multidisciplinar constituída por médico, nutricionista e psicóloga, cujo principal objetivo é ajudar o paciente a perder peso, identificar candidatos que se beneficiariam desta técnica e realizar um intenso esforço antes, durante e após a retirada do Balão.
Endoscopia Pediátrica
A endoscopia pediátrica é um método diagnóstico e terapêutico que propicia a investigação de doenças do aparelho digestivo. Os exames endoscópicos em crianças são realizados sob sedação por anestesiologista com experiência em pediatria. As indicações da Endoscopia em crianças diferem um pouco dos adultos: de modo geral, costumam ser realizadas mais biópsias para aprofundar o diagnóstico e evitar novos procedimentos e as Endoscopias não são solicitadas em casos de sintomas leves ou para doenças consideradas "funcionais", como síndrome do intestino irritável. Algumas indicações comuns de Endoscopia Pediátrica diagnóstica: investigação de perda de peso, anemia, dor abdominal com suspeita de doença orgânica, dificuldade para engolir, ingestão de substâncias tóxicas, vômitos inexplicados e recorrentes, sangramentos gastrointestinais, diarreia crônica inexplicada, suspeita de complicação na doença do refluxo gastroesofágico. Indicações terapêuticas: tratar hemorragias, remover corpos estranhos ingeridos, impactação alimentar, polipectomias, etc..
Procedimento buscado não foi encontrado.
Pré-agendamento de
Consultas e Exames Online
Preencha o formulário abaixo para fazer o pré-agendamento de sua consulta ou exame.
Nós ligaremos para confirmar disponibilidade de datas e horários.