Intolerância a lactose
A intolerância a lactose ocorre quando o nosso organismo produz uma quantidade insuficiente da lactase, a enzima que digere a lactose – um açúcar encontrado no leite e seus derivados. Quando não é digerida, a lactose chega no intestino grosso e acumula, sendo fermentada pelas bactérias ali presentes. Esse processo gera retenção de água e formação de gases, ocasionando distensão abdominal, diarreia e cólicas.
O diagnóstico normalmente é feito pelo Teste de tolerância oral a lactose, um exame de sangue colhido em laboratório. O paciente que tiver o diagnóstico confirmado deve tirar a lactose da dieta, podendo optar por alimentos ‘zero lactose’ (é adicionado lactase durante sua produção) ou uso da enzima lactase, encontrada facilmente nas farmácias. Há a opção da enzima em pó e comprimido, também mastigável e dispersível. A lactase deve ser ingerida junto com toda e qualquer refeição com lactose.
É importante salientar que a intolerância a lactose e a alergia a proteína do leite são afecções diferentes! Apesar dos sintomas parecidos, são doenças distintas. A lactose não causa alergia, e sim as proteínas do leite.
Restou Alguma Dúvida?
-
Telefones
- (48) 3222-3559
- (48) 3222-3937
-
WhatsApp
- (48) 99914-7198