Atendimento
segunda a sexta, das 7h30 às 18h30
e sábados, das 7h30 às 12h
Endereço
Av. Rio Branco, 1181, Centro
WhatsApp
(48) 99914-7198
Telefones
(48) 3222-3559 3222-3937
Exames
Acesse pela internet

Publicações

A Endocentro é uma clínica especializada em
Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

Campanha Setembro Verde

17/09/2019
por Dr. Horácio Joaquín Perez
Gastroenterologista

CRM/SC 6261

RQE 2599 - RQE 4411

A Endocentro está novamente engajada na Campanha Setembro Verde, que visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de intestino.

No Brasil, o câncer de intestino é a terceira causa de morte por neoplasias entre os homens e já ocupa o segundo lugar entre as mulheres. O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. A prevenção é realizada, em primeiro lugar, pela adoção de hábitos de vida saudáveis, e em segundo lugar pela realização da colonoscopia de screening (como será explicado abaixo). Procure aumentar o consumo de fibras na dieta, boa hidratação, evitar fumo, moderar bebidas alcoólicas e realizar exercícios físicos. Sobre o consumo de carne vermelha, não há evidências científicas suficientes para sua proibição. No entanto, recomenda-se intercalar seu consumo com carnes brancas, como frango e peixe (incluindo atum e sardinha), bem como outras fontes proteicas, como ovo e proteína de soja.

E quem já entrou na faixa dos 40 ou 50? A boa notícia é que a maioria dos tumores de intestino iniciam a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso, são facilmente detectáveis pelo exame de colonoscopia, que realiza o tratamento na mesma hora. Considerando que os pólipos antecedem o surgimento do câncer em 5 a 15 anos, a colonoscopia realizada por faixa etária (colonoscopia de screening) é o exame mais eficaz de toda a medicina em termos de prevenção, pois não se limita ao diagnóstico do câncer precoce (como por exemplo no câncer de mama ou de próstata), e sim à detecção e remoção de lesões pré-cancerosas muito antes de sua transformação maligna. A colonoscopia deve ser realizada a partir dos 50 anos. Há uma tendência mundial a reduzir a idade para a colonoscopia inicial, pois as estatísticas mostram aumento da doença na população mais jovem. Nos Estados Unidos por exemplo, em 2019 o exame passou a ser realizado a partir dos 45 anos, o que vinha sendo defendido pela Sociedade Americana de Oncologia.

A campanha, coordenada pelas sociedades médicas de especialistas em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e coloproctologia, inclui divulgação na mídia, debates diretos com a população e distribuição de material gráfico explicativo. Em sintonia com a campanha, a Endocentro foi iluminada de verde e nossa equipe participa das várias formas de divulgação.

Restou Alguma Dúvida?

Agende sua consulta para que possamos conversar.
  • Telefones
    • (48) 3222-3559
    • (48) 3222-3937
  • WhatsApp
    • (48) 99914-7198